terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lançadores: Argentina quer entrar para o clube

(Panorama Espacial) Circularam notícias na imprensa internacional sobre o interesse da Argentina em desenvolver um lançador espacial. O desejo do país vizinho em contar com foguetes, aliás, já é bem antigo e remonta aos finais da década de setenta e oitenta, período em que o governo argentino tocava o programa Condor, em alguns aspectos, com finalidades duais, para aplicações tanto civis como militares. O Brasil, em paralelo, desenvolvia o programa VLS.

No início da década, com a adesão da Argentina ao Missile Technology Control Regime (MTCR), o programa Condor foi cancelado.

Mais recentemente, surgiram algumas iniciativas envolvendo lançamento de pequenos foguetes de sondagem, como o Tronador. Em 1998, foi constituída uma empresa chamada VENG S.A. (Vehículo Espacial de Nueva Geração - Veículo Espacial de Nova Geração), controlada pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), e que tem sido usada para o desenvolvimento de foguetes, como a família Tronador (Tronador I e II). Num passado recente, chegou-se a divulgar que a empresa seria responsável pelo desenvolvimento e construção de um veículo dotado de propulsor líquido, com sistema de navegação, controle e guiagem associados a um receptor GPS, para inserção de cargas úteis em órbita, embora mais detalhes, e mesmo a disponibilização de recursos para o projeto, não sejam conhecidos.

Ao que tudo indica, o interesse da CONAE e VENG em desenvolver um foguete espacial existe, mas tudo depende da disponibilização de recursos. "Com os recursos necessários, nós estimamos que por 2013 nós poderíamos lançar o primeiro veículo espacial", afirmou Conrato Varotto, diretor da CONAE.

De acordo com o que foi divulgado, o foguete argentino usaria como sítio de lançamento a base militar de Puerto Belgrano, situado ao sul da província de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário