sexta-feira, 27 de agosto de 2010

IAE/DCTA na missão SHEFEX II

Pré-montagem dos propulsores S40M e S44 na UCA

(IAE / DCTA / Panorama Espacial) No decorrer da semana de 16 a 19 de agosto de 2010, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou, na Usina Coronel Abner (UCA), a pré-montagem dos propulsores S40M e S44 que compõem o veículo de sondagem Shefex 2.

Com a necessidade de evoluir o desempenho da missão Shefex 1, que foi o marco inicial do programa “Hypersonic Flight Experiment Program“, no qual foram utilizados os propulsores S30 e Orion, o centro alemão Deutsche Zentrum für Luft- und Raumfahrt - DLR solicitou ao IAE a provisão de um conjunto de propulsores S40M e S44, que fazem parte do sistema propulsivo do foguete de sondagem VS-40M.

O incremento da capacidade da missão com os propulsores do VS-40M ocorrerá principalmente no que se refere à velocidade de reentrada, duração do tempo de experimentação, controle do foguete na fase de reentrada, aumento do número de experimentos/sensores de 60 para 160, além da alta prioridade da carga útil ser resgatada em terra. O foguete deverá ser lançado no decorrer do mês de maio do próximo ano no Campo de Lançamento de Woomera, na Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário