terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cooperação Brasil - Ucrânia

(Panorama Espacial) Entre os dias 26 e 27 de agosto, ocorreu em Brasília (DF), a IV Reunião da Comissão Intergovernamental Brasil - Ucrânia de Cooperação Econômica e Comercial. A delegação ucraniana foi chefiada pelo Ministro de Política Industrial, Dmitro Kolesnikov, e contou também com a participação do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Igor Hrushikó.

Ao final da reunião, foi divulgada uma ata que elenca os pontos e entendimentos. Abaixo, reproduzimos trechos sobre cooperação na área aeronáutica, e também espacial. Destaque para a intenção dos dois países em verificar a ampliação da parceria na área espacial - já existente com o projeto da Alcântara Cyclone Space, com o desenvolvimento de um novo lançador (Cyclone 5) e de um satélite de sensoriamento remoto.

"Cooperação na área industrial

[...]

A Parte ucraniana manifestou interesse em estimular contatos entre as empresas ANTK Antonov e Embraer, com vistas a eventual colaboração nas áreas de projeção e construção de aeronaves. A Parte ucraniana destacou o interesse de intensificar a cooperação entre as empresas ucranianas e brasileiras da área da indústria militar e de defesa.

[...]

Cooperação na Área de Uso Pacífico do Espaço Exterior

As Partes reafirmaram o papel central da cooperação espacial no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e Ucrânia, em conformidade com a Declaração Conjunta presidencial assinada por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Kiev, em 2 de dezembro de 2009. Nesse sentido, reiteraram o caráter prioritário, para ambos os países, do projeto bilateral de instalação e operação do sítio de lançamentos do Veículo Cyclone-4 no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), no Maranhão.

As Partes observaram os importantes avanços alcançados pelo projeto binacional nos últimos meses, o que permitirá o início dos trabalhos práticos de construção do complexo terrestre Cyclone-4, no CLA. Em setembro próximo, será lançada a pedra fundamental das obras preliminares do Sítio de Lançamentos do Cyclone-4, em cerimônia a ser presidida pelo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil.

As Partes saudaram a realização, em 10 de março de 2010, em Kiev, da V Reunião do Conselho de Administração da Alcântara Cyclone Space (ACS) e reiteraram o compromisso de apoio à empresa binacional e ao cumprimento seu atual cronograma geral, que prevê o primeiro lançamento do Cyclone-4 em fevereiro de 2012.

As Partes afirmaram o interesse comum em verificar as possibilidades de ampliação da cooperação na área espacial por meio, por exemplo, do desenvolvimento conjunto de veículo lançador de satélites Cyclone-5 e de satélite de sensoriamento remoto, entre outros projetos de interesse.

[...]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário