Segundo a Nasa, rompimento de circuito desligou controles de temperatura da estação espacial
(Estadão) Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), deverão realizar as chamadas "caminhadas espaciais" neste semana para consertar o sistema de refrigeração do complexo, anunciou a Agência Espacial Americana, a Nasa, no domingo, 1º, informa a agência de notícias CNN.
Os tripulantes foram alertados pelos alarmes da estação, que dispararam na noite do sábado, quando um circuito se rompeu e interrompeu o abastecimento de amônia a parte do sistema de refrigeração, conforme a Nasa detalhou em um relatório.
A agência, porém, informou também que "a tripulação não corre nenhum risco e está monitorando os sistemas e relaxando, já que não há tarefas programadas".
Os engenheiros estão revisando os planos preliminares para que dois tripulantes realizem uma "caminhada espacial" ainda nesta semana para substituir as peças danificaras. O problema no abastecimento de amônia fez com que outros sistemas da nave também fossem desligados.
A Nasa informa que, sem os controles dos reguladores de refrigeração e aquecimento, as temperaturas do lado da ISS virado para o Sol pode chegar a 121°C, enquanto no outro, o frio pode chegar a -157°C.
Os alarmes soaram apenas dois dias depois de oficiais da Nasa alertarem sobre os riscos de escombros espaciais se chocarem contra a estação. Posteriormente, o aviso foi retirado.
Três americanos e três russos compõem a tripulação da ISS. Eles realizaram mais de cem experiências nas áreas biológica, física, no desenvolvimento de tecnologias e nas ciências terrestre e espacial, segundo a Nasa.
----
Nasa corre para consertar defeito grave a bordo da ISS
Equipes de engenheiros trabalham ininterruptamente desde a noite de sábado
(Associated Press / Estadão) A Nasa está buscando um plano de reparos para um defeito grave que desativou metade do sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS).
Equipes de engenheiros trabalham ininterruptamente desde a noite de sábado, quando um dos circuitos de refrigeração parou de funcionar. Uma bomba que movimenta amônia através do lado direito da ISS falhou. A estratégia de reparo deve ser anunciada no fim desta tarde.
Os astronautas Douglas Wheelock e Tracy Caldwell Dyson devem se aventurar do lado de fora da estação, na quinta-feira, para trocar a bomba. Uma segunda caminhada espacial será necessária para ativar o novo sistema, provavelmente no domingo.
A Nasa informa que os seis astronautas a bordo estão seguros e AA ISS segue estável. Mas vários equipamentos foram desativados para evitar o superaquecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário