sábado, 3 de julho de 2010

Nova tentativa de acoplamento da Progress à ISS será feita domingo

Aproximação foi abortada quando cargueiro estava a 2 km da estação.
Motivos de falha da nave não tripulada ainda não foram esclarecidos.


Nave não tripulada russa Progress, em foto de 2009 (Foto: ISS)

(Efe / G1) O cargueiro russo Progress M-06M está "sob controle" e no próximo domingo (4) será efetuada uma nova tentativa de acoplamento com a Estação Espacial Internacional (ISS), informou nesta sexta-feira (2) Vitali Davídov, o número dois da Roscosmos, a agência espacial russa.

"Não há nenhuma situação crítica", disse Davídov ao canal de televisão "Rossia 24", ao comentar o acoplamento fracassado de hoje da Progress, que transporta 2,6 toneladas de carga para a ISS.

Ele explicou que a manobra automática de aproximação foi abortada por motivos ainda desconhecidos, quando o cargueiro estava a uma distância de dois quilômetros da plataforma orbital.

As autoridades russas anunciaram a criação de uma comissão especial para investigar as causas do fracasso do acoplamento.

"A princípio tudo ia bem, o cargueiro se aproximou da estação, mas depois ocorreu algo", disse o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin, citado pela agência oficial russa Itar-Tass.

O comandante da ISS, o cosmonauta russo Aleksandr Skvortsov, comunicou que a nave de carga girava de "maneira descontrolada" sobre seu eixo, segundo disse uma fonte do CCVE à agência Interfax.

O cargueiro, lançado na quarta-feira da base de Baikonur (Cazaquistão), contém combustível, água, oxigênio, alimentos, roupa e diversos equipamentos, como cortinas destinadas a reforçar a proteção dos astronautas da radiação solar.

Também transporta presentes dos familiares dos tripulantes da ISS, principalmente doces e desenhos de seus filhos, além de chocolates e frutas.

A tripulação atual da Estação Espacial é integrada, além de Skvortsov, pelos cosmonautas russos Fiôdor Yurchikhin e Mikhail Kornienko e seus colegas da americana Nasa Doug Wheelock, Shannon Walker e Tracy Caldwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário