quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conheça missão que isolará astronautas por 520 dias em cápsula

Astronauta caminha em túnel que liga módulos do experimento. Grupo com cinco tripulantes ficará isolado por 520 dias em simulação de viagem a Marte


(Terra) Será a simulação mais completa sobre uma viagem humana a Marte. O projeto Mars500, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), reunirá seis astronautas que ficarão em uma espécie de cápsula que imita uma nave espacial. Após o fechamento das portas, no dia 3 de junho, os "tripulantes" só poderão deixar o local após 520 dias.

Segundo a ESA, o grupo basicamente viverá e trabalhará como os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) - serão trabalhos de manutenção, experimentos científicos e exercícios diários. A rotina seguirá com cinco dias de trabalho e dois de folga por semana, com exceção de simulações especiais de situações de emergência.

O simulador de 550 m³ fica instalado no Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia, em Moscou, e inclui uma "espaçonave interplanetária", uma "nave de pouso" e um simulador da superfície de Marte (veja mais detalhes acima na aba infográfico).

Foram escolhidos seis "tripulantes": quatro russos (sendo um deles uma espécie de "reserva") - Sukhrob Kamolov, 32 anos, Alexey Sitev, 38 anos, Alexandr Smoleevskiy, 33 anos, e Mikhail Sinelnikov, 37 anos -, o francês Romain Charles, 31 anos, o chinês Wang Yue, 26 anos, e o ítalo-colombiano Diego Urbina, 27 anos.

O experimento da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) é dividido em três fases: 250 dias que simulam a viagem de ida ao planeta vermelho; 30 dias em sua superfície; 240 dias para o retorno.

Lua de mel trancado com cinco homens
O astronauta russo Alexei Sitev vai ter que deixar de lado a sua lua de mel com sua mulher, Ekaterina Golubeva, para passar os 520 trancado no simulador com outros cinco homens. O casal soube do experimento antes da cerimônia, mas o noivo decidiu seguir em frente com a troca de alianças como sinal de "comprometimento".
---
E mais:
Fotos e Infográfico (Terra)
---
Matérias similares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário