segunda-feira, 17 de maio de 2010

Computador trava e ISS sofre blecaute parcial durante caminhada espacial

A Nasa diz que nenhum dos dois astronautas envolvidos na caminhada espacial chegou a correr perigo

Garrett Reisman trabalha pendurado no braço robô, ajustando antena. Nasa/Reuters



(Asssociated Press / Estadão) Um blecaute parcial na Estação Espacial Internacional (ISS) interrompeu por algum tempo a caminhada espacial desta segunda-feira, 17, desativando a câmera do braço robô que acompanhava os astronautas que trabalhavam na instalação de uma antena.

A queda de energia ocorreu quando a caminhada, realizada por Garrett Reisman e Stephen Bowen, já durava duas horas. O computador principal de comando e controle da ISS travou. O computador de reserva entrou em ação, mas parte do equipamento ficou temporariamente sem força, incluindo os monitores do braço robô.

A Nasa diz que nenhum dos dois astronautas envolvidos na caminhada espacial chegou a correr perigo. Em cerca de 30 minutos tudo estava de volta ao normal, embora o computador de reserva ainda estivesse no controle.

A caminhada desta segunda-feira é a primeira das três programadas para esta missão, a última do ônibus espacial Atlantis. Amanhã, astronautas conectarão um laboratório de fabricação russa ao corpo principal da ISS.

----

Vídeo no TerraTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário