terça-feira, 18 de maio de 2010

Astronautas instalam novo laboratório na estação internacional

Astronautas usam braço robô para instalar laboratório russo na Estação Espacial Internacional


(Terra) O ônibus espacial Atlantis entrega nesta terça-feira um novo laboratório russo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Segundo a Nasa - a agência espacial americana -, a instalação fazem parte dos trabalhos de transição entre a fase de montagem da ISS para a pesquisa científica contínua na instalação.

O módulo Rassvet (amanhecer, em russo), também conhecido como mini módulo de pesquisa 1, abrigará uma variedade de biotecnologia, materiais de ciência biológica, fluidos físicos e experimentos de pesquisa educacional. O Rassvet foi ligado na manhã desta terça-feira ao topo do módulo Zarya.

Segundo a cientista Julie Robinson, que participa do programa que dirige a ISS, o módulo vai gerar "um novo e real estado para experimentos conduzidos na estação espacial". "Este novo módulo aumenta a capacidade de pesquisa da estação e possibilita novas investigações", afirma.

Ainda de acordo com a Nasa, o laboratório contém um compartimento pressurizado com oito estações de trabalho equipadas com equipamentos como duas incubadoras para acomodar experimentos em baixa e alta temperatura e uma plataforma para evitar vibrações, para proteger os estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário