quarta-feira, 19 de maio de 2010

Astronautas do Atlantis completam segunda caminhada espacial

(AFP / Terra) Dois astronautas americanos completaram com sucesso nesta quarta-feira a segunda das três caminhadas espaciais da missão Atlantis, durante a qual trocaram quatro baterias na Estação Espacial Internacional (ISS), informou um porta-voz da Nasa.

Steve Bowen e Michael Good voltaram para a sala de descompressão da estação às 17H47 GMT (14H47 de Brasília), pondo fim a uma expedição orbital de sete horas e nove minutos, ou seja, quase 40 minutos a mais que o previsto.

A expedição foi ampliada para permitir que os astronautas instalassem uma quarta bateria, além das três que deveriam substituir inicialmente. Essa foi a 238º caminhada ao espaço realizada por astronautas americanos, a quinta para Bowen e a terceira para Good, segundo a Nasa.

No domingo, o Atlantis acoplou à ISS, onde deve permanecer por sete dias levando um carregamento de mais de 12 toneladas de materiais, seis baterias para os painéis solares da estação, alimentos e materiais para experimentos científicos.

Após esse voo, a princípio restariam apenas duas viagens de ônibus espaciais: do Discovery, na metade de setembro, e do Endeavour, no fim de novembro. Depois, as três naves serão enviadas ao museu, coroando três décadas de trabalho que permitiram a construção da estação espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário