sábado, 24 de abril de 2010

Órbita da Estação Espacial Internacional é elevada em 5 km

(Efe / Terra) A Estação Espacial Internacional (ISS) elevou neste sábado sua órbita em aproximadamente 5 km, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A manobra, que durou quase 21 minutos, foi realizada com ajuda dos oito propulsores do cargueiro Progress M-04M, acoplado ao módulo de serviço Zaria, do segmento russo da plataforma orbital.

Como resultado, a velocidade da ISS aumentou em aproximadamente 3 m por segundo e a altitude média da órbita ficou em 349,2 km. A altitude costuma oscilar entre 360 e 330 km. A plataforma perde entre 100 e 150 m de altura a cada dia devido à gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.

A correção da órbita aconteceu para de garantir as condições ideais para o acoplamento à ISS do cargueiro automático russo Progress M-05M, previsto para o próximo dia 1º de maio, e a nave americana Atlantis, que deverá chegar à plataforma orbital no dia 16 de maio, assim como a partida rumo à Terra de parte da tripulação a bordo da nave russa Soyuz TMA-17 em 2 de junho.

Atualmente, a ISS é tripulada pelos russos Oleg Kotov, Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, os americanos Timothy Creamer e Tracy Caldwell Dyson e o japonês Soichi Noguchi. Skvortsov, Kornienko e Dyson seguirão trabalhando na estação, enquanto os demais retornarão à Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário