sexta-feira, 16 de abril de 2010

ISS enfrenta problema com cargueiro de lixo preso

(Associated Press / Folha) Astronautas do ônibus espacial Discovery se esforçaram por horas nesta quinta-feira (15) para tentar resolver um problema no sistema de trancamento de um cargueiro.

O problema impediu que pudessem remover o gigante compartimento da Estação Espacial Internacional (ISS), onde a nave está acoplada.

O comandante Alan Poindexter assegurou ao Controle de Missão que ele e sua tripulação ficariam até tarde no esforço para desconectar o cargueiro da estação e conectá-lo à nave.

Há a possibilidade de que o prazo se estenda até sexta-feira (16), mas isso não atrapalharia as outras tarefas, segundo os oficiais.

O cargueiro, cheio de lixo e equipamento velho, precisa voltar à Terra com a Discovery para que seja descarregado e possa voar de volta em setembro, no último voo de ônibus espaciais.

Climatização
Mais cedo hoje, o Controle de Missão conseguiu resolver provisoriamente outro problema da estação.

Administradores dispensaram outra saída espacial para que a tripulação consertasse uma válvula do sistema de refrigeração. Isso faria necessária uma extensão do período da missão da Discovery.

O conserto poderá esperar até que a Discovery vá embora, concluíram engenheiros, depois de dois dias de análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário