(Efe / Folha) Os astronautas Rick Mastracchio e Clayton Anderson completaram nesta sexta-feira (9) a primeira das três saídas espaciais da missão do Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).
Os astronautas abandonaram a escotilha da câmara de descompressão às 2h41 (de Brasília) e trabalharam no exterior da plataforma orbital durante 6 horas e 27 minutos, informou o coordenador da Nasa no Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, Serguei Puzanov.
Assim, terminaram essa primeira parte da missão às 8h58 (de Brasília). O objetivo principal das saídas é substituir um depósito de amoníaco.
Durante a primeira saída, estava previsto que Mastracchio e Clayton desligassem as mangueiras do velho tanque e posteriormente desenganchassem do compartimento de carga do Discovery o novo depósito.
O tanque foi colocado na superfície exterior do laboratório orbital, com a ajuda de um braço robótico dirigido do interior da ISS pelos astronautas Jim Dutton e Stéphanie Wilson. Depois, Mastracchio e Clayton puderam fixar o novo depósito.
O velho tanque será devolvido à Terra a bordo do Discovery, cujo retorno ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h29 (de Brasília) de domingo, dia 18 de abril.
Homem-máquina
Durante as mais de seis horas no exterior, os astronautas realizaram também outras tarefas para a manutenção da plataforma orbital.
"O principal desafio da saída é a coordenação do trabalho entre pessoas e máquinas. É um autêntico trabalho em equipe. Stéphanie e Jim farão sua parte no interior da estação e Clayton e eu no exterior. Naturalmente, todas nossas tarefas serão coordenadas com a Terra", afirmou Mastracchio antes de partir.
Durante a jornada de trabalhos no exterior da estação, os astronautas retiraram, além disso, resultados de experimentos japoneses colocadas em missões anteriores e ajustaram um giroscópio na viga principal da estrutura.
A missão do Discovery também era entregar à ISS o módulo multiuso Leonardo, que contém uma série de compartimentos para a realização de experimentos científicos no espaço, assim como um setor de dormitório e espaço para equipes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário