quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lançamento do Discovery é adiado pela terceira vez


(Efe / Folha) A Nasa (agência espacial norte-americana) decidiu adiar em 24 horas --mais precisamente para às 0h59 (de Brasília) do sábado (29)-- o lançamento do ônibus espacial Discovery, que partirá numa missão de 13 dias à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Esta é a terceira vez que o lançamento da nave é adiado. Na segunda-feira, a decolagem havia sido suspensa em virtude do mau tempo, já que uma tempestade de raios na região do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, colocava em risco o abastecimento do tanque de combustível do ônibus espacial.

Um dia depois, o lançamento do Discovery foi novamente adiado por causa de um problema numa válvula do tanque de combustível.

Hoje, para ter mais tempo para investigar o "que levou uma válvula fazer leituras erradas sobre o hidrogênio líquido" no tanque externo da nave, os técnicos da Nasa voltaram a cancelar a decolagem.

Amanhã, ao meio-dia (hora local), os diretores da missão voltarão a se reunir para analisar as condições meteorológicas e os relatórios dos técnicos.

A missão de 13 dias inclui três caminhadas espaciais, cada qual com seis horas e meia de duração. Pela primeira vez, há a participação de dois astronautas hispânicos --os especialistas John Olivas e José Hernández, ambos de origem mexicana.

Hernández, 47, deve enviar atualizações bilíngues de sua primeira viagem espacial através do Twitter.

Os outros tripulantes são o especialista sueco Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), e os também especialistas americanos Patrick Forrester e Nicole Stott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário