quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SpaceX tentará pouso preciso de foguete Falcon no Atlântico

(AFP/Yahoo) A empresa americana SpaceX tentará pousar, nesta sexta-feira, seu foguete Falcon 9 sobre uma plataforma no Atlântico, após o lançamento de sua cápsula, Dragon, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), para onde levará suprimentos.

"Em seu próximo voo, a SpaceX tentará pela primeira vez realizar um pouso preciso de dez metros da primeira etapa do Falcon 9 sobre uma plataforma que fica 322 Km a nordeste de Cabo Cañaveral (na Flórida, sudeste dos EUA)", informou a empresa em um comunicado.

A SpaceX, que trabalha há dois anos no desenvolvimento de tecnologias que permitam recuperar o primeiro estágio dos seus foguetes para reduzir significativamente os custos dos lançamentos, há conseguiu pousar suavemente o Falcon em setembro de 2013 e duas vezes este ano.

Para conseguir um pouso preciso sobre uma plataforma flutuante no oceano é "muito mais difícil", explicou a empresa.

"Controlar o primeiro estágio do Falcon, que mede mais ou menos o equivalente a um prédio de 14 andares e avança a 2.092 km por segundo (...), é como tentar dominar o cabo de uma vassoura segurando uma extremidade durante uma tempestade", comparou.

Será o primeiro de uma série de testes similares que permitirão preparar um primeiro estágio do Falcon 9 totalmente reutilizável.

Nesta sexta-feira, o Falcon 9 levará ao espaço a cápsula Dragon, que levará 1,6 toneladas de materiais, suprimentos e experimentos científicos para a ISS.

O lançamento está previsto para as 18H22 GMT (16H22 de Brasília) de Cabo Cañaveral, com 70% de possibilidades de que as condições climáticas sejam favoráveis.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário